Elizabeth acelera instalação da XBRI Pneus em PG
Prefeita de Ponta Grossa recebeu, em gabinete do Palácio da Ronda, membros da XBRI Pneus. Ela revelou que a fábrica da emoresa irá se localizar ao lado da Enzaves, no Distrito Industrial
Publicado: 17/01/2025, 19:15
A prefeita Elizabeth Schmidt (União) prepara um projeto de lei para acelerar a instalação da empresa XBRI Pneus, em Ponta Grossa. Ela deu essa declaração ao Grupo aRede horas depois de encerrar uma reunião com os diretores da empresa, ocorrida na tarde desta sexta-feira (17), no Palácio da Ronda.
“Nós iniciamos as conversações com a empresa há mais de um ano. Hoje a tarde aceleramos essas trativas para o protocolo de instalações”, disse Elizabeth. Ela afirma que a Prefeitura está concluindo os cálculos dos incentivos fiscais do município que viabilizarão a instalação da fábrica, mas afirmou que o Governo do Estado também irá celebrar incentivos com a indústria. “Iremos agendar uma data para o acordo oficial com a empresa, junto do Governo do Estado”, destacou.
Elizabeth revelou ainda que o terreno de 330 hectares, adquirido pela XBRI para a construção do prédio da fábrica, se localiza ao lado da Envazes, na região do Distrito Industrial, à margem da BR-376. Ponta Grossa foi a escolhida pela indústria para construir uma planta fabril de 500 mil metros quadrados. Conforme a XBRI, milhares de vagas de emprego diretas e indiretas serão geradas pelo empreendimento.
A prefeita destacou também que o Executivo precisa encaminhar um projeto de lei para Câmara para os vereadores aprovarem a instalação da empresa com os respectivos incentivos fiscais. O Poder Legislativo retorna do recesso em 12 de fevereiro, Elizabeth garante que a Prefeitura trabalha para que os parlamentares já tenham o projeto em mãos nesta data.
PRESENÇAS - Além de representantes da empresa e da prefeita, alguns secretários municipais acompanharam o encontro. O chefe da pasta de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko; o secretário de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf; a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege; o presidente do Instituto de Planejamento Urbano (IPLAN), Rafael Mansani, a Chefe de Gabinete, Tânia Svierkoski e o Procurador-Geral do Município, Gustavo da Matta, presenciaram a reunião.
INVESTIMENTO - A Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus, confirmou ainda em dezembro de 2024 que instalaria em Ponta Grossa uma fábrica de Pneus. Com um aporte total de R$ 1,5 bilhão, a fábrica será a maior indústria produtora de pneus do Brasil, segundo a própria Companhia, com capacidade para produzir 1 milhão de pneus por mês para automóveis. O acordo foi selado no dia 12 de dezembro, em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Além de produzir pneus para automóveis leves, a planta fabril também fabricará pneus para o setor do transporte, máquinas agrícolas e mineração. Somente para esse setor, a empresa produzirá uma média de 2,5 milhões de pneus por ano, o que significa que a planta fabril terá capacidade instalada de produzir 14,5 milhões de pneus por ano.
O investimento realizado pela XBRI em Ponta Grossa vai além da construção da maior fábrica de pneus do Brasil. A empresa confirmou que também construirá na cidade um Centro de Pesquisas e Inovação, com o principal objetivo de nacionalizar tecnologias atualmente dominadas por empresas estrangeiras. A XBRI também confirmou que a previsão é de que a fábrica comece a produzir pneus no primeiro semestre de 2027.
Além do objetivo principal de atender o mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e a indústria automotiva nacional, a planta funcionará como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa. E é justamente acreditando nessa expansão do mercado no Brasil, que hoje conta com uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, que a empresa está investindo na cidade: em 2023 a fabricante comercializou mais de 3,5 milhões pneus no país e estima ter fechado 2024 com um volume 20% superior, ou seja, com cerca de 4,2 milhões de unidades vendidas.